Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Como Dubai está imaginando os tribunais do futuro

Por Bernardo de Azevedo e Souza

Publicado por Bernardo de Azevedo
há 4 anos

Recentemente foi lançado, em Dubai (Emirados Árabes Unidos), o Courts of the Future (COTF). A iniciativa, criada a partir da união de esforços entre o Dubai International Financial Center (DIFC) e o Dubai Future Foundation, busca explorar diversas tecnologias jurídicas, promover discussão de temas e liderar a pesquisa em metodologias capazes de aprimorar o acesso à justiça em todo o mundo.

O COTF foi idealizado para entender as implicações jurídicas decorrentes das rápidas mudanças tecnológicas. A partir de um conjunto de regras e princípios – denominadas Part 40.000,00, em alusão à velocidade que um objeto precisa atingir para se libertar da força gravitacional do planeta –, a iniciativa pretende prototipar tribunais comerciais capazes de operar em qualquer lugar do mundo.

  • Em síntese, clique AQUI para ler os princípios do COTF.

Superando barreiras

Os tribunais do futuro imaginados em Dubai envolvem uma superação completa das barreiras idiomáticas, geográficas, jurisdicionais e econômicas. Como construir tudo isso é um verdadeiro desafio, mas o COTF está determinado a inventar a próxima geração de processos jurídicos, contando, para tanto, com a colaboração de especialistas globais nos campos do direito, tecnologia da informação, inovação e negócios.

De acordo com Mark Beer, executivo-chefe na DIFC’s Dispute Resolution Authority, os julgamentos do futuro serão realizados com um clique de mouse e uma conexão segura. Para ele, a atividade jurisdicional será radicalmente modificada nos próximos anos. Mark acredita que os magistrados deverão aprender os princípios da programação e os conceitos dos smart contracts para jurisdicionar melhor.

É provável que você goste:

6 previsões para o futuro da advocacia

Dubai e os tribunais do futuro

Até agora o COTF lançou dois projetos pilotos. Em resumo, o primeiro é o Court Tech Lab, um laboratório de inovação jurídica que realizará uma competição anual para reunir startups e estimular a criação de soluções tecnológicas ao setor jurídico. Já o segundo é o Blockchain Court, "o primeiro tribunal em blockchain do mundo", que busca racionalizar os processos obter mais eficiência nas demandas judiciais.

Para Mark Beer, a blockchain resolverá a maioria das disputas contratuais no futuro. Conforme ele, a gestão da cadeia de suprimentos avançará de tal forma que os smart contracts substituirão os contratos tradicionais. O cenário permitirá que as empresas se desenvolvam mais rapidamente, e fornecedores e clientes saberão que as disputas podem ser resolvidas em segundos. Enfim, e tudo sem necessidade de intervenção humana.


Quer estar por dentro de tudo que envolve Direito, inovação e novas tecnologias?

Acesse o meu Site Oficial. Siga-me no Facebook, Instagram e LinkedIn e acompanhe conteúdos diários para se manter atualizado.

  • Sobre o autorAdvogado - Especializado em Direito Digital
  • Publicações137
  • Seguidores306
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações448
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/como-dubai-esta-imaginando-os-tribunais-do-futuro/793408106

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)